- Eletrização por ATRITO.
Eletrização por atrito é aquela que visivelmente é mais reconhecida no cotidiano daquelas pessoas que não estudam a fundo a eletrização. O exemplo mais fácil, que todos já fizeram quando criança pode ser feito em 3 passos:
1º - Recorte pequenos pedaços de papel e deixem sobre uma superfície lisa, de preferência.2º - Esfregue uma caneta esferográfica de qualquer tipo no seu cabelo, em contato com a cabeça em si.
3º - Aproxime então a caneta dos pequenos papeis cortados, e verá a aproximação dos mesmos.
Demonstração do exemplo citado por imagem. Créditos ao site, onde foi encontrada a imagem. ( ifi.unicamp.br)
Esse fenômeno acontece porque a caneta e o papel possuem cargar elétricas opostas. E cargas opostas se atraem.
Temos uma imagem animada mostrando o que acontece com as cargas. - Eletrização por CONTATO.
A palavra contato nos dá imediatamente o conhecimento dessa forma de eletrização. Ela é feita quando dois corpos são encostados um ao outro. Geralmente um dos corpos está neutro(B), e o outro está carregado positiva ou negativamente (A). Temos uma noção melhor olhando para as imagens:
Acontece isso quando o corpo A está carregado negativamente. (-)
Isso acontece quando o corpo A está carregado positivamente. (+)
Imagens tiradas do site http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/a-eletrizacao-por-contato.htm.
- Eletrização por INDUÇÃO.
Embora a eletrização por indução não seja complicada de compreender, algumas pessoas acham que ela seja a mais difícil quando se trata de entendimento. Isso acontece provavelmente pelo fato de (mesmo que aconteça no dia-a-dia), as pessoas não conviverem com isso o tempo todo.
O fenômeno de indução acontece quando colocamos em contato um corpo eletrizado (A = + ou -) perto de outro neutro (B). Acontece então a transferência de e- ou p+ dependendo da carga de um terceiro corpo (C) que para realizar a indução se aproxima dos dois outros corpos citados anteriormente.
Imagem do site: http://www.rc.unesp.br/showdefisica/99_Explor_Eletrizacao/paginas%20htmls/Eletriza%C3%A7%C3%A3o%20por%20indu%C3%A7%C3%A3o.htm
Temos como exemplo de indução também os raios que tanto conhecemos. Acontece porque as cargas distribuídas em excesso na base e no topo das nuvens produzem um campo elétrico interno. Isso pode provocar uma indução na superfície de outras nuvens ou no solo. O movimento desse número e- em uma enorme quantidade faz com que os mesmos quebrem literalmente o ar por estarem sendo atraídos para corpos com carga p+. E o mesmo acontece ao contrário. Explicado então está, o motivo dos raios, e a relação entre eles, e a indução.
Muito obrigada pela atenção! Grupo 2, gratos!
sábado, 3 de março de 2012
Atrito, Contato, Indução.
Ao dizer essas palavras lembramos na hora do fenômeno da eletrização. Atrito, contato e indução são as formas em que esse fenômeno pode vir a acontecer. E estamos aqui para explicar cada um deles, com nossas palavras. Assim como no post anterior, onde postamos a definição de eletrização, condutores e isolantes e também como descarregar um corpo eletrizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
achei muito legal
ResponderExcluir